Início » BLOG » EMPRÉSTIMO CONSIGNADO INDEVIDO

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO INDEVIDO

Empréstimo Consignado Indevido

O empréstimo consignado indevido tem como alvo principal os aposentados e pensionistas do INSS, mas também afeta outras classes, os descontos ocorrem direto nos rendimentos mensais da pessoa. 

Geralmente, este tipo de golpe faz com que parcelas de valor muito baixo sejam descontadas dos rendimentos do cidadão, a fim de que ele não perceba.

Tem sido muito comum esta prática de descontos que não foram contratados pelo cidadão. Se isso aconteceu com você, saiba o que fazer nestes casos:

Empréstimo Consignado Indevido

O empréstimo consignado indevido acontece quando o aposentado ou pensionista, ao analisar seu extrato, percebe descontos de empréstimos que não foram contratados.

Geralmente o golpista se passa por um correspondente bancário de alguma instituição financeira e acaba colhendo os dados pessoais da vítima, sendo assim ele adquiri informações detalhadas sobre os empréstimos que ela possui.

Pode ocorrer que o valor do empréstimo seja depositado na conta do cidadão, que muitas vezes nem percebe o valor depositado em sua conta, entretanto descobre descontos de parcelas mês a mês nos seus extratos.

Não utilize os valores do empréstimo indevido depositados em sua conta, pois surgiram de um procedimento incorreto.

Esta prática ocorre quando golpistas utilizam os dados do aposentado ou pensionista para fazer contratos sem autorização, utilizando a falsificação de assinaturas.

Como identificar o empréstimo indevido?

Para saber se há algum empréstimo indevido ocorrendo no seu benefício será preciso consultar o Extrato de Empréstimo consignado do INSS:

  1. Acesse o site ou app Meu INSS;
  2. Acesse a sua conta do Meu INSS;
  3. Na tela inicial, procure por Extrato de Empréstimo;
  1. O extrato irá aparecer na tela e você pode imprimir ou salvar, para isso clique na opção “Baixar PDF”.
  2. Analise se há algum empréstimo vigente e se você o reconhece.
  3. Analise se os descontos estão ocorrendo no seu extrato bancário, contudo, verifique também se o valor do empréstimo foi depositado na sua conta.

Identifiquei o empréstimo, o que devo fazer?

  • Entre em contato imediato com a instituição da cobrança, principalmente visando uma solução rápida.
  • Faça um boletim de ocorrência junto à polícia, porquanto os seus dados vazaram e você precisa se resguardar.

Poderá ser necessária uma ação judicial para pedir a restituição dos valores em dobro e reparação por danos morais sofridos, caso o banco não resolva de forma administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *