Início » BLOG » Esquizofrenia e Aposentadoria – Benefício do INSS – 2023

Esquizofrenia e Aposentadoria – Benefício do INSS – 2023

INSS deve conceder a aposentadoria ou Auxílio-Doença ao portador que comprovar a esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença crônica que não tem cura e pode debilitar a vitima em vários níveis gerando a incapacidade para o trabalho. Caso o segurado seja portador de esquizofrenia e tenha os laudos necessários para comprovar a sua condição, o INSS terá que conceder a Aposentadoria ou Auxílio-Doença para essa pessoa.

Esquizofrenia e Aposentadoria, dicas de como conseguir:

1 – A pessoa portadora de esquizofrenia deve comprovar que está sob tratamento médico para conseguir o benefício da Aposentadoria ou Auxílio-Doença.

Somente a alegação da doença não é suficiente para conseguir os benefícios, tem que haver provas da condição médica.

No ato da Perícia administrativa no INSS é necessário que o segurado leve prontuários médicos que relatem qual a data do inicio da condição.

2 – É necessário também que o médico relate no laudo o grau da doença, pois o perito do INSS geralmente não é especialista e vai se basear totalmente no laudo que o segurado levar.

Então, este deve ser muito específico quanto ao grau da doença, o tratamento que essa pessoa realiza, os medicamentos usados, e quais os efeitos colaterais de tudo isso, na vida profissional e no dia a dia do paciente.

3 – O portador de de várias formas ao longo do tempo, por isso ele necessita de acompanhamento.

Por isso é fundamental que quando for feito o agendamento do requerimento administrativo, deve-se preencher o formulário informando que o segurado necessitará de um acompanhante durante a perícia.

4 – Desse modo, você está sinalizando que o segurado necessita de assistência, precisa se afastar da vida laboral e que não tem capacidade nem mesmo de se comportar sozinho numa pericia médica.

Auxílio-Doença ou Aposentadoria por Invalidez, qual dos dois?

Geralmente o assegurado acometido por esquizofrenia vai receber o auxilio doença.

Ele só receberá a aposentadoria por invalidez quando provar que a esquizofrenia tornou-se uma incapacidade irreversível e que isso o impede de trabalhar e conviver com a sociedade, como fazia anteriormente.

O ponto chave esta em comprovar que a pessoa não consegue se recolocar no mercado de trabalho e nenhuma outra atividade. Por isso, peça para o médico responsável realizar um laudo bem detalhado. Lembrando que, quanto mais detalhes no laudo, maior será a chance de concessão do benefício por incapacidade.

 

ADVOGADO

Matheus Marinho

Advogado – Em SP.

OAB/SP 432.774 – Fundador da @MMarinho.Law e @Griffe.Assessoria.

Tel/WhatsApp: (11) 93085-9696.

Endereço: Rua Carlos Barbosa da Silva, nº 12, Sala 04, Centro, Itaquaquecetuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *